terça-feira, 20 de janeiro de 2009

De grátis, livro do IPEA sobre Desigualdade Racial


O IPEA coloca à disposição do público livro sobre “As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil 120 anos após a abolição”. Com organização de Mário Theodoro, Luciana Jaccoud, Rafael Guerreiro e Osório Sergei Soares , os estudos abordam


“(...)diversos aspectos da questão racial no Brasil. Inicia com um enfoque histórico (capítulo 1), que analisa a formação do mercado de trabalho brasileiro à luz do passado escravista e da transição para o trabalho livre. Na seqüência, há um capítulo (2) sobre a discriminação racial e a ideologia do branqueamento que ganham força, sobretudo a partir da abolição.


“O terceiro capítulo trata do tema racial tendo em vista as diferentes abordagens sobre a questão da mobilidade social, proporcionando um rico quadro da trajetória dos estudos relacionados ao tema. Os capítulos 4 e 5 tratam dos dados mais recentes sobre as desigualdades raciais, extraídos da Pnad: um sobre os aspectos demográficos outro sobre os diferencias de renda. Já o capítulo 6 trata das políticas públicas de combate à desigualdade racial no Brasil, seus limites e abrangência. Finalmente, no capítulo 7 são apresentadas algumas conclusões com base no que foi discutido nos capítulos anteriores.” (fonte: http://www.ipea.gov.br/)


Acesse
AQUI o conteúdo do livro. Para solicitar exemplares, entre em contato com: Glaucia@ipea.gov.br

4 comentários:

Neguleu disse...

Isso é bom, Zephir! Muito bom!!! Vou logo requerer meu exemplar com essa Glaucia! Sugiro que você envie por email tal comunicado ao Selito e ao Pelé (figuraça, saudades! hehehehe)e ao Germano Douglas e ao Kiko e a Juçara e a Dulce e a Railidia e a familia toda ai, hehe. Abraço e até.

Everaldo ÉfeSilva disse...

Fala, Neguleu!Saudade, cara. Esse esquema aí com a Glaucia é quente. É só mandar o endereço, sem pedir, que ela posta. Darei os abraços pra turma. E 'pau no gato', que a Nenê tá chegando!
abraço

Neguleu disse...

Caramba! Mandei o email e a Glaucia não respondeu nadica de nada, rs! Botei endereço com CEP e tudo nesse dia 13 mesmo! Que será que se passa? Preciso do livro em papel pra poder ler nos ônibus e metrô por aí! Fora o fato de não ter tempo pra ler de outra forma (na internet) é uma boa deixar a capa do livro bem visível quando ao meu lado não senta ninguém (PRA QUEM NÃO SABE SOU ORGULHOSAMENTE NEGRÃO, CABELUDO, E TO DE OLHO BEM ABERTO!) nos metrôs e ônibus lotados - os racistas de pé e o assento ao meu lado vazio! Vingança doce e ingênua! hehehe. Saudades, abraços.

Neguleu disse...

Opa! Me precipitei! A Glaucia respondeu e disse que o livro ta a caminho, é doação mesmo e deve chegar em casa depois do CARNAL! Pena que é apenas um por pessoa, mas qq um pode mandar email pra la que ela envia o livro. Abraços.